Agroalpha agiliza processo de licenciamento de cultivares por meio da plataforma NetSeeds
13 de Março de 2017

A Agroalpha, empresa privada brasileira pioneira no melhoramento genético de aveia preta, informatizou o seu processo de licenciamento de cultivares. A partir da safra 2017, os produtores interessados em multiplicar os materiais da empresa deverão iniciar o processo por meio de um cadastro na plataforma NetSeeds.

O objetivo da digitalização é proporcionar mais agilidade no processo e mais precisão nas informações.

De acordo com Rômulo Rosinha, fundador da NetSeeds, a plataforma foi desenvolvida pensando em empresas que fazem melhoramento genético e obtém receita através de royalties, como é o caso da Agroalpha. “A Agroalpha é a primeira empresa a utilizar a solução, e teve papel fundamental na definição do funcionamento da NetSeeds”, afirma Rosinha. Entretanto, ele lembra que a plataforma é flexível e pode ser adaptada às necessidades de outras empresas.

A NetSeeds permite que o produtor de sementes pesquise e compre cultivares protegidas, enviando ao obtentor a solicitação para fazer a multiplicação dos materiais de seu interesse. “O processo segue até o final da safra, passando por etapas como a emissão da autorização para a inscrição de campo e a homologação do campo pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento”, explica Rômulo Rosinha. No final da safra, o obtentor tem um relatório completo de todos os processos realizados no período. Para usar a plataforma é preciso se cadastrar, o que é rápido e fácil.

A plataforma pode ser acessada por meio do site https://netseeds.com.br, ou através do site da Agroalpha. Para mais informações, o e-mail de contato da NetSeeds é netseeds@netseeds.com.br.


Fonte: Assessoria de Comunicação Agroalpha