Sobre a Agroalpha

Histórico

Mais de 25 anos de desafios, persistência e resultados!

No dia 31 de outubro de 1988 era constituída uma empresa por um grupo de profissionais da área de agronomia, com o objetivo principal de prestar serviços técnicos especializados para o agronegócio. Dada a especialização de seus componentes, a empresa estava focada em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, incluindo a área de sementes.

A estratégia da empresa tinha como foco principal desenvolver produtos que lhe proporcionassem ingressos provenientes de direitos de uso desses produtos. Tendo por base o que acontecia a nível mundial, sob os efeitos da globalização, era evidente que a proteção dos direitos sobre as obtenções na área da genética vegetal chegaria ao Brasil. Assim, em 25 de abril de 1997 era promulgada a Lei 9456, a chamada Lei de Proteção de Cultivares.

Com essa visão a empresa iniciou, em 1992, seu programa de melhoramento de Aveia Preta sob a liderança do Dr. Milton Costa Medeiros, geneticista com larga experiência em melhoramento de cultivos de inverno, e continuada pelo Dr. João Francisco Sartori, também um especialista na área.

O que levou a Agroalpha a investir no melhoramento genético de Aveia Preta? A percepção do avanço do Sistema de Plantio Direto e das demandas da pecuária, especialmente a leiteira, complementado pelas próprias características da espécie – rusticidade, controle de nematoides e invasoras, entre outras.

No ano 2000 se estabeleceu uma parceria entre a Agroalpha e a Fundação Pró-Sementes visando o desenvolvimento e a introdução de novas cultivares de Aveia Preta. Assim, em 2003, foi protegida e registrada a primeira cultivar de Aveia Preta no Brasil com o nome de Agro Zebu. Mais tarde vieram as cultivares Agro Planalto e Agro Coxilha, também protegidas e em fase de registro no Paraguai. Posteriormente, foi a vez da Agro Ijuí. A parceria também teve apoio da UFPel pela introdução de variabilidade através de processo de radiação e de cruzamentos, com a participação do professor Fernando Irajá Felix de Carvalho e de alunos do programa de pós graduação.

Atualmente, além da Aveia Preta, a empresa está desenvolvendo um programa de melhoramento genético de Aveia Branca e de Cevada, ambas igualmente focadas na produção de forragem e na cobertura de solo.

Missão

Realizar melhoramento genético de Aveia Preta, Aveia Branca e Cevada na busca de novas cultivares criando valor para sistemas de produção agropecuária.

Visão

Ser referência em melhoramento genético de Aveia Preta, Aveia Branca e Cevada, reconhecida pela qualidade e inovação de suas cultivares.

Objetivos

  • Fazer melhoramento genético focado nos sistemas produtivos
  • Promover o modelo ganha-ganha com seus clientes e colaboradores
  • Ser um dos líderes no mercado de cultivares de aveia preta, aveia branca e cevada

Valores

  • Parceria
  • Liderança
  • Compromisso com o cliente
  • Ética
  • Inovação
  • Qualidade